A Bioquímica é, como o próprio nome indica, a química da vida. É o ramo da ciência que faz a ponte entre a Química, estudo das estruturas e interacções entre átomos e moléculas, e a Biologia, estudo das estruturas e interacções das células e organismos vivos. Visto que todos os seres são constituídos por moléculas "inanimadas", a vida é no seu nível mais básico um fenómeno bioquímico. Embora os seres vivos sejam todos muito diferentes ao nível macroscópico, verifica-se que exibem semelhanças muito pronunciadas ao nível da sua bioquímica, nomeadamente na forma que utilizam para guardar e transmitir a informação genética (no DNA) e na série de reacções que utilizam na produção de energia, síntese e degradação de blocos constituintes/biomoléculas (as vias metabólicas). A Bioquímica constitui um tema de estudo unificante de todos os seres e da vida em si. É apenas ao nível bioquímico e não pelo aspecto macroscópico, que se pode afirmar com alguma certeza que todos seres tiveram um ancestral comum. A Bioquímica é um campo altamente interdisciplinar, que já há muito deixou de ser apenas os estudo de séries de reacções na célula, no entanto podem-se definir alguns pontos importantes do seu estudo:
Vias de síntese e degradação das biomoléculas
Determinação das propriedades químicas e estrutura tridimensional das biomoléculas
Mecanismos de regulação das inúmeras reacções que ocorrem em simultâneo na célula e no organismo
Funções das proteínas: mecanismos moleculares da catálise enzimática; reconhecimento e ligação pelos receptores celulares, seu mecanismo intra e intermolecular; formas como a informação é comunicada em vias de transdução de sinal
Expressão da informação genética, sua transmissão e actualmente, na era pós-genómica, da sequência genética à função (proteómica)
Os conhecimentos bioquímicos nunca são estanques tendo elevada aplicabilidade nas áreas mais diversas como a medicina e ciências da saúde, indústrias farmacêutica, alimentar e química e na biotecnologia, que actualmente se vê no topo dos investimentos de várias empresas muito por causa dos conhecimentos de bioquímica e biologia molecular que se acumularam na última metade do séc. XX.